domingo, 14 de setembro de 2014

VOLTA PELOS LUGARES NOVOS DO TERMO

No segundo passeio aventurámo-nos a ir até Pombares, para conhecermos a aldeia que, agora, emparceira connosco na freguesia. O percurso foi: Rebordaínhos – Pereiros – Pombares – Teixedo – Pereiros – Rebordaínhos. É um trajecto que se faz bem, em caminho aberto por entre touças, soutos, lameiros, campos de pão ou hortas, denotando que, apesar de escassa, a presença humana ainda se faz sentir.

Também Pombares se encarrapita no cimo do monte, para que a vista nunca lhe seja escassa nem o ar lhe falte. A alguns dos seus moradores, gente gentilíssima, já os conhecera no convívio de Santa Maria Madalena, onde marcaram presença e se apresentaram e, de novo, viriam confraternizar connosco na sardinhada da ASCRR, não se esquecendo de dizer: “olhe que nós, agora, somos uns!” “Pois somos, como sempre fomos”, respondi de coração, lembrando as relações sempre próximas que toda a vida tivemos.

Apesar da ferida aberta que são algumas casas abandonadas e em ruínas, notei em Pombares um cuidado intenso pela conservação da aldeia e pelo seu asseio que registo com prazer. Lembro que são os de Pombares que nunca falham com a festa de S. Frutuoso a quem, há alguns anos, recuperaram a capela de Teixedo, o mesmo estando a fazer-se, agora, ao moinho. Oxalá voltemos a ouvir aquelas mós a gemerem.

Dos Pereiros a Pombares 





Pombares



De Pombares a Teixedo



Pereiros


6 comentários:

Elvira Carvalho disse...

A julgar pelas fotografias foi um passeio muito interessante. A capela é linda.
Um abraço e uma boa semana

Augusta disse...

Fátima:
Desculpa só hoje escrever qualquer coisa, mas a ocupação começou e o tempo disponível é agora escasso.
O passeio foi verdadeiramente bonito (para quem teve tempo de apreciar hi!,hi!) e, é bem verdade aquilo que escreveste relativamente às pessoas. Parece que houve sempre alguma coisa que nos uniu porque, de facto, o sentido de união está bem patente nas atitudes de todos.
beijinho

A. Fernandes disse...

Obrigado às manas e outros cooperantes pelas belas reportagens com que nos têm brindado: soutos, touças, caminhos velhos, paisagens de largos horizontes... de tudo tem a nossa terra e de tudo nos tem mostrado este blog abençoado. Tenho andado de poucas falas, mas, à laia daquele político cujo nome não recordo, tenho andado por aí, assíduo nas leituras sobre Rebordainhos.
Um grande bem-haja para todos, fotógrafos e redactores, do velho amigo velho

A. Fernandes

Rute disse...

Que lindas paisagens e, felizes daqueles que tem o privilegio de as poder contemplar ao vivo.
Obrigada por partilharem esta beleza.

Idanhense sonhadora disse...

Olá Fátima , como vai ? Tenho andada muito ausente ,mas creio que estou a retomar o meu contacto com os amigos que aqui fiz . Fiquei encantada com as suas "FRAGAS"e promete ler tudo sobre as que já foram abordadas em postagens anteriores.
Um abraço

Fátima Pereira Stocker disse...

A todos

Muito obrigada pela generosidade das vossas palavras.