quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

GILBERTO


Nem sei que diga, tamanha é a tristeza. O Gilberto despediu-se hoje de nós e vai a sepultar amanhã à tarde em Rebordaínhos. Ontem tinha feito anos. 

Parece que custa mais a acreditar quando as pessoas são bem humoradas como ele, tendo sempre na ponta da língua uma graça para bem-dispor a todos. 

Recordo os inúmeros momentos, na nossa casa de Lisboa que ele frequentava por causa das muitas cirurgias a que teve de se submeter devido aos ferimentos sofridos em Moçambique;  momentos hilariantes apesar dos motivos ("Senhor Manuel, ainda tem pão de ontem?" perguntou ao padeiro. "Sim", respondeu este. "Bem feito, que o não vendeu todo!", rematou ele a conversa, recordando que, na véspera, o sr. Manuel lhe não vendera pão, alegando que o tinha reservado).

Recordo, sobretudo, e com enorme gratidão, que ele e a Dorinda  proporcionaram à minha tia Helena e aos meus pais um fim de vida em família e na sua terra. Deus lhe(s) pague.

À tia Delfina, à Dorinda, ao Hélder, ao Hugo e ao Edgar, as minhas mais sinceras condolências.
____

A fotografia é de Junho de 2005: estávamos a festejar os anos do João, o meu marido.
Faz hoje 11 anos que o Zé Mateus, meu cunhado, faleceu.
Zé e João, dois bons amigos do Gilberto a quem Deus também já levou.
Quanto a mim, parece que estava a adivinhar, quando me pus a escrever sobre a Canteira.

6 comentários:

Anónimo disse...

A toda a família os meus mais sinceros sentimentos. Foi um grande amigo que partiu.
O que se pode dizer nestes momentos?

Orlando Martins

Augusta disse...

Fátima:
As tuas palavras são as minhas palavras.

Ao Gilberto um até sempre.

À Dorinda, Helder, Hugo e Edgar a minha solidariedade.

Olímpia disse...

A vida prega-nos cada partida!...
Ainda me custa a acreditar.
Partiu um bom amigo e, mesmo sabendo que a vida acaba, nunca se está preparado para se perder algém. Estou triste, mesmo muito triste.
Ficam as lembranças para recordar sempre com um grande sorriso.
Ao meu amigo e à Dorinda, agradeço-lhes terem partilhado o seu carinho com os meus pais e a minha madrinha.
Neste momenton difícil, envio um grande abraço de condolências à tia Delfina, à Dorinda, ao Edgar, ao Hugo e ao Elder.

Beijos

Olímpia

Augusta disse...

Tenho de obrigatoriamente voltar aqui para expressar também as minhas condolências à tia Delfina, Guilhermino, Lúcia e Antónia.

A todos um beijo

Filinto disse...

À família os meus sentimentos.
Mais um amigo que parte. Paz à sua alma.
Filinto

Petrus Monte Real disse...

Fátima

Julgo que compreendo
a toada triste da mensagem:
as palavras ajudam
a enfrentar a dura realidade;
a partir d'hoje fico a conhecê-lo,
sem que alguma vez o tenha visto;
reconhecê-lo-ei,
um dia...
creio que os homens bons
estão ao lado de Deus!