domingo, 21 de setembro de 2014

FRAGAS - 8 [ALTOS ALTENTES]

Lameira Longa... Tantas vezes por lá passei, quando tinha os meus 12 anos, acompanhando o pe. João nas suas caçadas cuja rica merenda comíamos sentados, talvez, junto de alguma dessas fragas misteriosas?! (...) Gostava imenso "engatar" por elas acima para melhor saborear a beleza que as ladeava! Como é triste constatar que as cidades engoliram as aldeias e parte do prazer dos aldeões... “que reste-t-il de ses beaux jours?” cantava Trenet, e eu pergunto-me também se ficarão na história de um pobre diabo, momentos de imensa preciosidade, passados num canto perdido longe dos olhares venenosos, onde a neve caía levemente, os ventos sopravam as desventuras, e os "candeolos" pendiam dos telhados como cristais, surgindo por magia do nada ou do pouco... (...)

Foram estas palavras, prenhes de poesia e de saudade, que o Tonho Brás deixou escritas num comentário. Ele tem razão: em todos nós, a nostalgia da terra assume, ao mesmo tempo, a qualidade de nostalgia da infância. Regressemos, pois, à nossa infância, revendo as paisagens.

Desta feita, o percurso vai para os lugares cimeiros, às fragas guardiãs da nossa terra: Anta, Berrão e Pena Mourisca. Ora vede como tudo é belo e amplo quando de lá se avista! Pode um transmontano adaptar-se aos espaços confinados se está habituado a tocar no céu?

As fotografias são da Augusta, a quem agradeço o envio. Mas como ela tirou tantas, criei outro álbum que pode ser visto aqui.

(Da) Anta


(Da do) Berrão (que foi roubado pelos de Parada, e a sua porca, roubada para Murça, segundo reza a tradição oral, mais os sete leitõezinhos que ninguém sabe dizer para onde foram...)


(Da) Pena Mourisca


Serão as marras do concelho (pouco à frente da fraga do Berrão)?



Quem queira, pode acompanhar o percurso com a sugestão do Tonho.

 

8 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Belos sítios para caminhadas, e para encher os pulmões de ar puro.
Um abraço e uma ótima semana

Lurdes disse...

Gostei muito de participar nestas caminhadas/passeios pelas fragas.
Fátima, não é Ana, é Susana Pereira, é a filha do Toninho.

Beijos
Lurdes

Fátima Pereira Stocker disse...

Elvira

São, sim. O ar nunca nos falta!

Obrigada

Fátima Pereira Stocker disse...

Lurdes

Aproveitámos bem as férias...

Obrigada pela informação. Já corrigi o nome.

Beijos

antonio disse...

A maior beleza é aquela que os nossos olhos veem com brilho e o coração com amor enquanto sentimos o "frisson" à flor da pele o calor do aconchego carinhoso, e o bater acelerado do coração. Não são necessárias palavras,as lindas fotos falam por nós; e dizem tudo quanto se torna impossível expressar... Parabéns rapaziada corajosa, a nossa gratidão fica-se pelos: "sinascos"
Abraço

Augusta disse...

Impossível passar com indiferença por estes lugares. A vontade de registar era muita pelo que, havia ainda mais fotografias. A quantidade por um lado, e a praxe que é enviar por email por outro, fez com que outras ficassem comigo. Mas acho que enviei as suficientes para que uns mitiguem saudades, e outros conheçam e apreciem a beleza dos nossos montes azuis.
Beijinhos

Fátima Pereira Stocker disse...

Tonho

Tenho que te agradecer aquele belo pedaço com que iniciei o artigo. além da presença e do incentivo que sempre deixas aqui.

Beijos

Fátima Pereira Stocker disse...

Augusta

Ainda mandaste um importante acervo. Tenho a certeza que permitiste regalar a vista a todos quantos nos visitaram.

Beijos