sábado, 29 de março de 2008

Almoço da Junta (Javali no pote)

As fotos são de almoços de anos anteriores a 2008






Todos os anos (nos últimos tem acontecido) a junta de freguesia, com a colaboração do povo, tem oferecido um almoço - e que almoço! - aos habitantes da freguesia e seus familiares. Tive a sorte de estar presente na aldeia e poder participar neles por duas ou três vezes.
Execelente convívio para o qual todos colaboram! O prato principal é o porco montês (abatido durante as montarias legalmente organizadas) guisado com batatas, feito no pote, ao lume, acendido em frente da casa da Junta. Os doces e o resto é cada uma das familias que leva. Que excelente doçaria tive o privilégio de provar!

quarta-feira, 26 de março de 2008

De regresso a Lisboa

Fomos passar a Páscoa a Rebordainhos. Estava frio e muito vento, e ainda cairam uns farrapitos de neve, pouca coisa. Visitámos familiares e amigos, fomos dar alguns pequenos passeios, para ver as terras, e fomos ao lugar dos Vales para tirar fotografias, e colocá-las no blog, pois era o único lugar de que não tinha uma foto.

Que bom é estar ao lume!


Como é nosso costume, na viagem de ida almoçámos em Macedo de Cavaleiros. O desvio é pequeno e compensa largamente. O sorriso que a dona nos oferece é quente e alegre como o calor que sai da enorme lareira junto à qual, sempre que possível, nos sentamos.

Por toda a sala (ampla) da Nova Churrasqueira reluzem os cobres tradicionais e os potes que fazem inveja a todas as transmontanas. O ambiente não é só acolhedor; tem aquele aconchego que sentimos quando regressamos à casa de nossos pais. E é por isso que sabe bem parar em Macedo.